Conheça tudo sobre a Entidade Exu e sua Energia!
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

Devido a não existência de um livro sagrado unificado e centralizado da Umbanda, como acontece em outras religiões, grande parte do conhecimento a respeito da religião e suas entidades é passado boca a boca e entre gerações. Sendo assim, “O que é Exu?”, “Quem é essa entidade e como ela trabalha?”.

Essas informações são muito importantes e, às vezes, erroneamente difundidas devido à presença do nome em diversas religiões e de preconceitos religiosos que surgiram com o passar do tempo.

Sendo assim, chegou o momento de desmistificarmos esse conhecimento e entender de uma forma mais clara essa energia e como ela trabalha a nosso favor. Veja nos tópicos:

  • O que é Exu?;
  • Quem é Exu?;
  • Qual é a função do Exu?;
  • Quem é Exu na Igreja Católica?;
  • O que Exu fala?;
  • Saudação ao Exu;
  • O que é ser filho de Exu?;
  • Quais são os principais tipos de Exu?;
  • O que o Exu pode fazer na vida de uma pessoa?

O que é Exu?

O Exu é uma das entidades mais presentes nos terreiros umbanda por todo o Brasil.

Sabendo disso, o Exu é um espírito que pode estar em vários níveis de luz e vem na gira para trabalhar retirando energias negativas de pessoas e ambientes, desfazendo trabalhos do mal e abrindo caminhos para a evolução dos médiuns e consulentes presentes. Assim, ele é tido como uma entidade de esquerda.

Sabe-se ainda que o Exu está sempre ligado à justiça, a aplicação das leis espirituais, a força, proteção e vitalidade. A energia dessa entidade é também relacionada ao amor, ao sexo e a criatividade, ou seja, o poder de criação dos seres, no sentido de dar a vida e no sentido da capacidade de inovar.

Já no Candomblé o Exu é visto como o Orixá do movimento e da comunicação, ou seja, uma divindade. Como tal, é visto como um mensageiro que faz a ponte entre o humano e o divino.

Agora que você entendeu o que ele é, é preciso entender: quem é Exu?

Quem é Exu?

O Exu como entidade, é, assim como o Preto Velho, o Boiadeiro e outros que atendem incorporados em médiuns, um espírito que já passou, assim como nós, por uma existência terrena, mas que, uma vez desencarnado, evoluiu e escolheu trabalhar nos terreiros de umbanda, sob o arquétipo e atributos de Exu, ajudando na nossa evolução.

E essas entidades, são seres de muita luz, sempre com um conselho e algumas vezes um puxão de orelha para dar para seus consulentes, mas sempre, na intenção de livrá-los de males e dores e ajudá-los em seu processo evolutivo.

Qual é a função do Exu?

A função do Exu é unicamente fazer o bem!

Sendo assim, diferente do que muitos pensam (devido a um contexto histórico que remonta desde a colonização do Brasil) o Exu é uma entidade exclusivamente do bem, que, por meio de seu jeito irreverente de ser, traz para aqueles que o procuram a verdade, o despertar de capacidades e a cura de mazelas e crenças limitantes.

Quem é Exu na Igreja Católica?

Como dito anteriormente, devido às origens das religiões afro-brasileiras e a um contexto histórico que remonta desde a colonização, o sincretismo é algo muito presente na Umbanda.

Esse sincretismo é a reinterpretação dos elementos de uma religião aos olhos de outra, algo que aconteceu muito com a Umbanda em relação a igreja Católica.

Dessa maneira, Oxum se assemelhou a Nossa Senhora Aparecida, Oxalá a Jesus e Iansã a Santa Bárbara. Mas e o Exu, quem ele é para na visão católica?

Devido a forma como o Exu é representado em imagens e suas formas de culto (com tridentes, capas e cartolas) muitas vezes ele é confundido e erroneamente associado com a visão Católica de “Diabo”, por isso acaba sendo tão temido por alguns.

No entanto, pensando em sua energia e nos atributos desses espíritos tão queridos, sabemos que ele passa longe desta temida figura.

Assim, no sincretismo, o Exu é tratado por algumas vertentes da Umbanda como Santo Antônio (tendo até mesmo a data de homenagem igual, dia 13 de junho) e, por algumas outras como São Gabriel Arcanjo.

O que Exu fala?

O Exu fala com a voz, com o corpo e com a alma, usando sempre a verdade para atingir e mudar o mais profundo do coração. Por isso o Exu é capaz de ajudar no autoconhecimento, identificando desejos e necessidades que, muitas vezes, nem a própria pessoa sabia que possuía.

Saudações

É natural que, seja nas giras ou em saudações em homenagem às entidades, usemos alguns termos específicos para cada uma delas.

É por isso, por exemplo, que nas giras dizemos, arroboboi Oxumaré; atotô Obaluaê; Odoyá Iemanjá; e outros exemplos.

E, no caso dos Exus, as saudações mais utilizadas são: “Laroiê Exu (ou “Laroye”)” e “Mojubá”. Expressões que podem ser traduzidas como “Salve, mensageiro!”, do iorubá, língua falada na Nigéria.

O que é ser filho de Exu?

Ser filho de Exu, diferente do que se pensa, não muda ou molda o caráter de ninguém, mas pode significar que os desafios e predisposições do momento evolutivo da pessoa estão em alinhamento com algumas características.

Algumas dessas características são:

  • Podem parecer contraditórios em alguns momentos;
  • São em geral muito prestativos e cheios de energia;
  • A alegria é parte latente de sua personalidade;
  • São provocantes e sensuais;
  • Intensos na maneira de viver;
  • São astutos e estrategistas.

Quais são os principais tipos?

Dentro das falanges de Exus existem alguns subgrupos com histórias, características e atribuições diferentes. Vamos conhecer alguns deles:

Exu Caveira

O Exu Caveira é uma entidade extremamente poderosa que pode gerar grandes mudanças na vida de uma pessoa.

Essa falange foi designada por Oxalá para cuidar do desencarne dos humanos da Terra, por isso sua imagem é muito relacionada com a figura da morte (uma caveira com capa preta).

Assim, a existência dessa entidade é mais antiga do que a da maioria dos espíritos, já que precede até mesmo o início do processo encarnatório dos mesmos.

Dentre suas encarnações na terra estão vidas como mago, xamã, padre, bruxo, pagé, caçador, eremita, senhor de engenho, e muitas mais. Sempre vindo para aprender e evoluir cada vez mais.

Em geral, Exu Caveira tende a ser sério e brincalhão ao mesmo tempo, trazendo muita certeza em seu falar.

Fisicamente, ele se apresenta como uma caveira alta, vestida de preto e com algum instrumento na mão.

Dessa maneira, são chamados em geral para limpeza espiritual do ambiente e para lidar com energias muito pesadas por saberem sobre processos psíquicos conscientes e inconscientes dos seres.

Entre os Exus dessa linha estão:

Exu Tranca Rua

O Exu Tranca Rua é o responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo. Como tal, ajuda na abertura de caminhos desejados por aqueles que são merecedores.

Em seu culto geralmente são usadas representações com tridentes, sendo um dos motivos pelos quais a figura foi associada pelas religiões de matriz cristã a algo do mal.

Além disso, o Tranca Ruas costuma utilizar capa e cartola pretas ou vermelhas e  defumação para trabalhar com as energias do ambiente.

Existem ainda outras nomenclaturas para suas falanges:

Exu Mirim

O Exu Mirim é também chamado de “Criança de Esquerda”, mas nem todos se apresentam como crianças, ou Erês.

Essa entidade muitas vezes se aproxima do arquétipo de um adolescente, podendo parecer rebelde, em busca de identidade e em fase transitória.

Há menos informação sobre essa falange e questiona-se até mesmo se esses seres “encantados” possuíram ou não encarnações terrenas.

Alguns nomes dados a esses espíritos são:

  • Toquinho da Calunga;
  • Porteirinha;
  • Covinha;
  • Brasinha;
  • Foguinho;
  • Zezinho da Encruzilhada;
  • Caveirinha;
  • João Caveirinha;
  • Quebra Osso;
  • Entre outros.

Exu Tiriri

O Exu Tiriri é um Senhor que trabalha para o bem na linha da Esquerda.

Assim, essa entidade trabalha na linha de frente do combate a espíritos malignos, enfrentando as trevas e trabalhando em serviço da Luz.

Dessa maneira, o Tiriri atua em lugares em que as energias são densas demais para serem desfeitas por irmãos da Direita.

Isso porque eles trabalham sob a Luz e na vibração de Ogum, o Orixá Guerreiro, irradiando a Lei e a Ordem, trazendo a retidão nos sete sentidos da vida. Saiba mais também sobre os Caboclos de Ogum.

Alguns espíritos conhecidos dessa falange são:

  • Exu Tiriri Lonan;
  • Exu Tiriri das Almas;
  • Exu Tiriri da Calunga;
  • Exu Tiriri das Sete Encruzilhadas.

Exu Veludo

O Exu Veludo é um dos mensageiros mais próximos de Ogum, mas trabalha também com Xangô e Oxóssi.

Assim, sua representação utiliza um turbante na cabeça e tecidos de veludo trazidos do oriente.

Dessa maneira, esta falange tem sabedoria sobre feitiços que utilizam panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Limpa trabalhos feitos em cemitérios e utiliza como ferramentas de trabalho a defumação e outros artifícios.

Suas subfalanges são:

  • Veludo Menino;
  • O Veludo dos Sete Cruzeiros;
  • Veludo das Almas;
  • Entre outras.

Exu Capa Preta

O Exu Capa Preta traz consigo uma grande sabedoria e um grande desejo de ajudar pessoas em suas mais diversas questões.

Assim, sempre vestido com sua capa escura e geralmente uma cartola, o Capa Preta está ligado à escuridão e ao mistério da noite, que é seu período de maior domínio. Assim, seu maior símbolo é a lua.

Dessa maneira, essa falange trabalha como facilitadora da magia e ajuda no sucesso de diversos tipos de trabalho.

Sendo assim, o Senhor Capa Preta é um grande entusiasta, encorajador e acompanhante daqueles que buscam estudar e evoluir no campo da magia. Porém, busque por sua ajuda sempre com muito respeito as leis e ao sagrado, já que ele preza pela justiça e o respeito acima de tudo.

Exu Marabô

O Exu Marabô é uma entidade muito ligada a trabalhos relacionados a dinheiro, emprego, negociações e etc.

Assim, trabalhando sob a Luz de Xangô e de Iemanjá, utiliza como ferramentas defumação, ferro e outros. Tem forte relação com a rua e é as vezes chamado de “Exu da rua” por fazer trabalhos relacionados com o âmbito material.

Além disso, uma das grandes características dessa falange é a teimosia. Esta porém, é algo positivo, que se faz forte em momentos precisos que o ajudam a vencer as lutas travadas com seus inimigos.

Exu do Lodo

O Exu do Lodo se faz muito presente em trabalhos de transformação e transmutação de energia. Ou seja, em trabalhos em que a energia de uma pessoa ou ambiente é alterada para melhor.

Por isso, esta entidade trabalha sob a Luz da linha de Omolú, mas também se conecta com Iemanjá e Nanã. Sua energia mistura o aquoso ao telúrico, como é de se esperar do lodo.

Assim, este Exu provém das linhas das almas e possui muita sabedoria na área médica, sendo um guardião capaz de curar doenças raras e severas, aquelas as quais parecem nem ao menos ter solução.

Também devido a isso, trabalha com energias muito densas e pesadas, transformando-as. Isso pode acabar tornando a sua incorporação difícil e um pouco atordoante.

O que o Exu pode fazer na vida de uma pessoa?

Como foi dito durante o artigo, são diversas as áreas que cada uma das diversas falanges de Exus podem atuar. O que todas elas possuem em comum é que buscam sempre livrar do mal e trazer o bem para a vida das pessoas.

Sendo assim, o que o Exu pode fazer na vida de uma pessoa vai muito além do que acabou gerando sua fama: busca por amores, desenrolares financeiros e etc.

Isso porque, os Exus trabalham muito mais na abertura de caminhos, na transformação de energias, nas capacidades de curas e no auxílio ao processo evolutivo de cada um, do que se pode pensar.

Sendo assim, esperamos que esse texto tenha sido útil para que você conheça essa entidade e a mantenha sempre perto de você, como um grande amigo, conselheiro e ajudante no seu processo de evolução espiritual.

Laroiê Exu!