exu mirim caveirinha
Exu Mirim Caveirinha: História e Personalidade
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

Eu aposto que você já ouviu falar sobre o Exu Mirim Caveirinha, mas será que você já sabe tudo sobre ele?

Esse espírito faz parte da falange de Exu Mirim, que é formada por uma grande variedade de entidades do Plano Encantado. Esses espíritos escolheram, por caridade, trabalhar na esquerda da Umbanda, na missão de ajudar os encarnados em seu processo evolutivo.

Quem é Exu Mirim Caveirinha?

O Exu Mirim Caveirinha é uma entidade da falange dos Exus Mirins, como já foi dito, dessa maneira, trabalha em aspectos da remoção de energias negativas, ajuda na clareza mental, cura traumas, potencializa o otimismo, aconselha e executa a justiça universal.

Existem diferentes vertentes de crenças sobre quem foi Exu Mirim Caveirinha em vida, em uma delas, seu nome foi Betinho.

Mas vamos falar um pouco mais sobre isso a frente.

Exu Mirim Caveirinha: Características

O Exu Mirim Caveirinha compartilha com outros Exus Mirins suas principais características, como:

  • É muito arteiro e divertido: como esperado do arquétipo do jovem irreverente, após uma infância bem aproveitada;
  • Responsável apesar da diversão: devido a seriedade do seu trabalho, na hora de trabalhar a entidade muda consideravelmente sua postura, sabendo ser sério quando necessário;
  • Sábio e poderoso: com o perfil de criança, Exu Mirim Caveirinha é capaz de responder a perguntas complexas de forma simples, sendo claro e direto ao ponto, entregando exatamente o que o questionador precisa.

Exu Mirim Caveirinha: História

Há quem diga que a História de Exu Mirim Caveirinha e dos outros Exus Mirim, são de espíritos de crianças que viveram em situação de rua, ou mesmo que eram pequenos marginais.

Isto corrobora com a história trazida no livro “Sou Caveirinha, Um Exu Mirim”, de Joice Piacente, em que o Exu Mirim Caveirinha teve uma passagem terrena em que se chamava Betinho. Confira o livro:

Mas há também quem acredite que os que dizem isto se equivocam.

Isto porque, acredita-se que estes espíritos nunca encarnaram na Terra. Exu Mirim é a única falange formada unicamente por espíritos do Plano Encantado, ou seja, são seres encantados da natureza, vindos da sétima dimensão à esquerda da humana.

Assim, possuem seu próprio e diferente ciclo evolutivo, vindo ao nosso plano apenas para auxiliar em nossa jornada evolutiva. Para isso incorporam o arquétipo de “jovens irreverentes e debochados” nos aconselhamentos que requerem este perfil.

O que Exu Mirim Caveirinha gosta?

O Exu Mirim Caveirinha gosta, como outras entidades da falange, de Coca-Cola com pinga, doces amargos, bala de tamarindo, defumações, bananadas e outras guloseimas açucaradas.

Como agradar Exu Mirim Caveirinha?

Como gostamos sempre de reafirmar, seres de tamanha luz não precisam de oferendas para fazer o bem, eles o fazem pois se inclinam sempre a tal caridade.

Porém, nós, seres encarnados, é que sentimos a necessidade de trabalhar com elementos físicos para entrar na vibração das entidades.

Geralmente as oferendas para o Exu Mirim Caveirinha são entregues em ruas que circundam praças ou encruzilhadas, mas isso não é imprescindível.

Realize seu assentamento com fé, entre na onda de vibração da energia deste espírito e tenha certeza que,  caso seja o melhor para a sua evolução espiritual, o que deseja será atendido.

O que o Exu Mirim faz?

“Sem Exu nada se faz” é uma frase muito repetida na Umbanda. Já sobre nossos queridos jovens de esquerda, o que se diz é que “Sem Exu Mirim, nem nada se pode fazer”.

Exu Mirim enxerga e coloca pra fora o que há no mais profundo interior do médium (ou cavalo) que o incorpora, tornando-o transparente à todos.

Exu Mirim enxerga também a essência e o íntimo de todos os fiéis e consulentes, trazendo a tona verdades que, muitas vezes a própria pessoa desconhece.

Laroyê Exu Mirim Caveirinha!