exu mirim
Exu Mirim: O que é? História e características
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

Sem sombra de dúvidas uma das entidades que mais geram curiosidade entre os consulentes e até mesmo médiuns de umbanda é o Exu Mirim.

Isto porque o nome Exu Mirim, traz consigo, ao mesmo tempo, o nome de entidades de esquerda (os exus), que em geral são malandros, espertos e auspiciosos e ao mesmo tempo, o nome Mirim, que remete a pureza das crianças, fazendo lembrar até mesmo a doçura dos erês.

Sendo assim, vamos explorar um pouco sobre o que é o Exu Mirim, suas funções, seu jeito de ser, sua diferença para os Erês. E nada melhor do que começar com um vídeo fresquinho do canal Entidade Sete no youtube, certo?

O que é Exu Mirim?

 

Exu Mirim é um tipo de entidade que atua, respondendo ao primeiro questionamento, nas linhas de esquerda da Umbanda. Mas não estamos falando apenas de um espírito, mas sim de uma linda falange.

Agora, se você está em busca de um item poderoso que possa conectar você às energias e entidades espirituais da Umbanda, temos algo especial para você: apresentamos a Guia Cristal Exu, uma peça única que combina beleza e espiritualidade, trazendo consigo a proteção e a sabedoria dessas entidades sagradas.

Prepare-se para embarcar em uma jornada de conexão e poder com o auxílio dessa guia incrível.
Não perca a oportunidade de adquirir essa peça única e significativa. A Guia Cristal Exu está disponível na Amazon, e com apenas um clique você estará mais próximo(a) das energias e entidades espirituais que podem transformar sua vida.

 

Qual é a função do Exu Mirim?

 

A atuação e as funções de Exu Mirim vão desde trazer conhecimentos, fundamentos e sabedoria nos trabalhos, até a quebra de energias negativas e o afloramento da essência dos médiuns que o incorporam. Tudo isso de forma irreverente e divertida.

Um Exu Mirim é capaz de:

  • Contribuir na clareza mental, eliminando traumas e outras questões mal resolvidas;
  • Eliminar a força de trabalhos do mal, por dominar o poder do oculto e ter muita agilidade entrando e saindo de ambientes espirituais densos com muita facilidade;
  • Potencializar o otimismo, já que limpa a mente de entraves e crenças negativas;
  • Aconselhar, já que ele enxerga a essência de cada um e entende do que cada um necessita;
  • Executar a justiça, já que é um Exu de Lei e atua diretamente na remoção de energias negativas, conhecendo quem está em débito e fazendo com que estes paguem aquilo que devem.

 

O que o Exu Mirim faz?

 

A incorporação de Exu Mirim proporciona uma experiência no mínimo diferente, tanto para os médiuns, quanto para os consulentes e fiéis do terreiro.

Isto porque ele enxerga o mais profundo interior das pessoas e, utiliza de seu arquétipo de criança e da irreverência de Exu para encantar, alegrar e trazer a tona verdades e desejos que gritam no coração dos encarnados, ainda que os mesmos não saibam os ouvir.

Mas além disso, a entidade usa essa sua magia e poder para trazer a tona medos, traumas e karmas que estão escondidos no mais profundo subconsciente de cada um, para que os mesmos possam ser compreendidos, transformados e curados.

 

Como age o Exu Mirim?

 

Por utilizar o arquétipo de criança, Exu Mirim age sempre de forma a parecer inocente e alegre, porém possui uma sinceridade que também é digna das crianças.

Além disso, como já é visto nos Erês, eles possuem um perfil arteiro, travesso e brincalhão.

Assim, não se assuste caso numa gira um Exu Mirim brinque dessa forma com você! Leve a situação na brincadeira e tenha sempre muito respeito. Afinal, a entidade sabe do que você precisa no mais profundo do seu interior.

 

Quais são os Exus Mirins?

 

A falange de Exu Mirim é composta por um número muito grande de espíritos, vamos listar aqui os mais conhecidos.

Entre os espíritos de arquétipo masculino, se tem:

 

Já entre os espíritos de arquétipos femininos (Pomba Gira Mirim), se tem:

  • Rosinha do Cemitério;
  • Mariazinha do Cemitério;
  • Rosinha Negra;
  • Daminha da Noite;
  • Maria Mulambinho;
  • Menina do Cruzeiro;
  • Menina da Estrada;
  • Mariazinha da Calunga;
  • Maria Caveirinha.

 

Qual a diferença entre Erê e Exu Mirim?

 

Apesar da semelhança aparente, existem muitas diferenças entre a linha dos Erês e a Linha dos Exus Mirins.

De cara podemos dizer que são espíritos diferentes.

Enquanto a falange dos Exus Mirins nunca encarnou (sendo formada por seres encantados da natureza, vindos da sétima dimensão à esquerda da nossa), a falange dos Erês é formada tanto por seres humanos que desencarnaram crianças quanto por seres encantados.

Entrando em seus arquétipos, os Erês são personificações de crianças na mais tenra idade. Já os Exus Mirim transparecem adolescentes, carregando um pouco mais de malandragem, rebeldia e um certo deboche no jeito de lidar.

Quanto ao campo de atuação, enquanto o Exu Mirim trabalha removendo energias negativas, os Erês trabalham na revitalização do ser e na renovação de seus sonhos, esperança e desejo pela evolução e desenvolvimento.

 

Como cuidar do Exu Mirim?

 

Uma vez entendido o que ele faz e do que ele gosta, para cuidar do Exu Mirim deve-se agir sob essas ideias.

Não guardar dores profundas, expor o que pensa, tratar traumas e até mesmo buscar equilíbrio psicológico são formas de cuidar do Exu Mirim que você tem em sua coroa.

Tenha certeza de que ele te ajudará nisso e que prosseguir nessa direção vai fazê-lo feliz.

 

O que Exu Mirim come e bebe?

 

É sempre importante lembrar que entidades evoluídas e seres encantados não precisam de oferendas. Essa é uma necessidade de quem as faz, para entrar na vibração da energia das mesmas.

Dito isto, Exu Mirim gosta de frutas como manga, mamão e limão, comidas como farofa, azeite de dendê com cebola e pimenta e bebidas com mel e groselha.

 

Como pedir ajuda a Exu Mirim?

 

O ideal para pedir ajuda a Exu Mirim é que se procure algum terreiro de confiança e busque pelo dia de gira em que eles descem. Mas não é a única forma de se fazer isso.

Afinal, sabendo que as entidades são seres extremamente evoluídos que atuam na caridade para nos ajudar em nosso processo evolutivo, basta o simples mentalizar para que se tenha a presença da entidade contigo.

No mundo espiritual as coisas funcionam de forma muito diferente da vida terrena, onde precisamos do meio físico para entender que algo realmente está perto de nós.

Ou seja, o pensamento basta! Mas a dica é: escute um ponto de Exu Mirim, acenda uma vela ou incenso para ele, converse em sua mente com ele e tente entender seus conselhos.

Acredite, dessa forma você já estará vibrando junto com a energia de seu Exu Mirim e tendo a graça de sua ajuda.

 

Laroyê Exu Mirim!