o pentateuco espirita
O Pentateuco Espírita Kardequiano: Conheça a Ordem e Mais

Para ter chegado a este artigo, imagino que esteja começando a se interessar por assuntos espiritualistas, pela Doutrina Espírita, ou ainda, pelo Kardecismo, e que tenha se deparado com o termo “O Pentateuco Espírita”, não é mesmo?

Em caso afirmativo, fique tranquilo e prossiga com a leitura que vou te explicar tudo o que precisa saber sobre o Pentateuco Espírita Kardequiano, e como você pode introduzi-lo em seu aprendizado e despertar espiritual.

Já, caso sua resposta tenha sido negativa e você tenha “caído de paraquedas” aqui, que sorte a sua, hoje você vai aprender sobre as obras que embasam a linda Doutrina Espírita!

 

O que é o Pentateuco Espírita Kardequiano?

 

O Pentateuco Espírita Kardequiano é o conjunto das 5 obras consideradas básicas, ou ainda, fundamentais para a base da Doutrina Espírita. O nome “pentateuco” vem do grego “pentateuchos”, que significa cinco livros (5 livros).

No caso da Doutrina Espírita, o termo é empregado para dar nome à 5 obras codificadas por Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), um francês que, sob este pseudônimo, tornou-se conhecido por ser o codificador do Espiritismo (neologismo que, inclusive, foi criado por ele).

Estes 5 livros estão longe de serem as únicas obras do educador, tradutor e autor, Allan Kardec, que compôs 23 livros no total. Mas são os livros que causaram maior revolução e impacto no contexto da época em que foram publicados e, além disso, foram e são responsáveis por disseminar a Doutrina Espírita pelo mundo.

 

Quais são as 5 obras básicas do Espiritismo?

 

Como dito, as 5 obras básicas do Espiritismo são as obras do Pentateuco Espírita Kardequiano. Estas estão listadas a seguir:

  • O livro dos Espíritos;
  • O Livro dos Médiuns;
  • O Evangelho segundo o Espiritismo;
  • O Céu e o Inferno (A Justiça Divina segundo o Espiritismo);
  • A Gênese (Os Milagres e As Predições segundo o Espiritismo).

 

Quais são os 5 livros de Kardec?

 

Os 5 livros que compõe o Pentateuco são:

 

1. O livro dos Espíritos

Publicado em 18 de abril de 1857, O Livro dos Espíritos contempla e aborda princípios importantes da Doutrina Espírita, como a natureza dos espíritos e entidades, as Leis Morais, a imortalidade da alma, as vidas presentes e futuras e o futuro da humanidade.

2. O Livro dos Médiuns

O Livro dos Médiuns, publicado em janeiro de 1861, teve como principal objetivo avisar, guiar e precaver os médiuns e demais seguidores da doutrina espírita sobre as dificuldades, desafios e obstáculos do caminho da mediunidade.

 

3. O Evangelho segundo o Espiritismo

O terceiro livro do Pentateuco Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo, foi publicado em 1864. Este, trouxe a tona questões mais práticas do seres vivos, como o comportamento, a ética e a religiosidade. Tudo isto, trazendo a óptica do Espiritismo aos Evangelhos Canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João).

 

4. O Céu e o Inferno (A Justiça Divina segundo o Espiritismo)

Publicada em agosto de 1865, O Céu e o Inferno (A Justiça Divina segundo o Espiritismo), a quarta obra do Pentateuco se divide em duas partes.

A primeira, é um exame crítico acerca das contradições e incoerências entre a fé e o que já se tem como entendimento filosófico e científico. Algo que, no livro é apontado como superável, fazendo uso do paradigma da fé raciocinada, proposto pela própria doutrina.

A segunda parte da obra traz conversas estabelecidas por Allan Kardec com espíritos de diferentes tipos de conduta e caráter, além de suas experiências de desencarne e impressões do além-túmulo.

 

5. A Gênese (Os Milagres e As Predições segundo o Espiritismo)

A Gênese (Os Milagres e As Predições segundo o Espiritismo), livro publicado em janeiro de 1868, é outro passo dado no que diz respeito às aplicações do Espiritismo e consequências, segundo definição do próprio Allan Kardec.

Esta obra tem foco no estudo da Gênese, dos milagres e das predições (afirmações a respeito de acontecimentos futuros).

 

Qual a ordem do Pentateuco Espírita Kardequiano?

 

A verdade é que os livros tratam de assuntos relacionados e complementares, mas não sequenciais. Assim, apesar da indicação para leitura na mesma ordem de lançamento exposta acima, o sentido não seria perdido caso os livros fossem lidos em outra disposição.

 

Como devo proceder para começar no Espiritismo?

 

Para começar no espiritismo é preciso apenas vontade. Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário ser um grande estudioso do assunto, ter lido muitos livros e, muito menos, ter a “habilidades mediúnicas” ou dons de ver ou ouvir espíritos.

O que acontece é que, muitas das pessoas que acabam começando têm alguma dessas características em comum.

Mas muitas das outras, são pessoas que estão passando por algum tipo de dificuldade ou provação, e encontram uma casa espírita que as acolhem e auxiliam. Outras ainda, têm apenas vontade e inclinação de conhecer a doutrina e acabam se identificando e tornando-se adepto.

Vale ressaltar que, nas casas, ou centros espíritas, existem reuniões e eventos destinados justamente ao estudo e esclarecimento acerca das obras do Pentateuco Espírita Kardequiano e outras obras importantes sobre o Espiritismo Kardecista.

Por fim, se ainda assim, você deseja começar a conhecer a doutrina espírita e seus estudos, antes de conhecer um centro espírita na prática, com certeza estas obras são indicadas para você!

Está na dúvida de qual edição do Pentateuco Espírita comprar? Acesse o link do Box Especial Obras Básicas do Pentateuco Espírita e conheça o melhor kit pelo menor preço! E é bem melhor que o Pentateuco Espírita em PDF! 🙂