exu tranca rua de embaré
Conheça a História do Exu Tranca Rua de Embaré
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

“Se quiser me ver, suba no barranco Zé! O homem é Tranca Rua de Embaré!” – E é do Exu Tranca Rua de Embaré que falaremos hoje!

Esta entidade tão presente nos terreiros de umbanda e nas coroas de médiuns e consulentes, que atua de forma tão forte e irreverente nas nossas vidas e que gera tanta curiosidade por seu nome.

O que ele representa? Qual a sua história? Qual sua relação com o Tranca Rua das Almas? Do que ele gosta?

Descubra tudo isso e mais um pouco continuando a leitura! E que tal um vídeo saindo do forno do canal Entidade Sete no Youtube pra entrar no clima do conteúdo?

O que é Exu Tranca Rua de Embaré?

O Exu Tranca Rua de Embaré é espírito cheio de força, vitalidade e luz, que atua na linha da esquerda como um Exu que remove más energias, ajuda no vencimento de lutas, no alcance de propósitos e no alcance de graças.

Como Exu Tranca Rua, ele tem o poder de abrir e fechar caminhos de seres encarnados ou não e, quando os seres desencarnados se encontram perdidos e sem luz, trabalham para ele para reencontrar o seu caminho.

E para explorar a sua espiritualidade, conte com as Velas Aromáticas Veganas da Sete Velas. Sinta as energias transformadoras enquanto se conecta com o seu lado espiritual. Deixe que a luz destas velas ilumine seu caminho espiritual hoje! Clique agora para adquirir as velas totalmente veganas da Sete Velas, utilize o cupom ENTIDADESETEVELAS e atraia boas energias para o seu ambiente. Transforme sua experiência espiritual com a diversidade de aromas e propriedades únicas oferecidas pela Sete Velas.

Qual a história de Tranca Rua de Embaré?

Seu nome, muito diferente por sinal, geralmente gera curiosidade. Certamente que existem muitas informações cruzadas por aí e, por ser um nome mais falado que escrito, não se sabe qual delas é a verdadeira sobre este Exu.

Mas uma história do Exu Tranca Rua de Embaré conta que, quando perguntado sobre a escrita correta de seu nome, esta entidade respondeu que Embaré se trata de uma árvore, já Imbaré foi o nome que o deram quando registrado erroneamente em uma de suas encarnações.

Na encarnação em questão, ocorrida por volta de 1730, o espírito nasceu de uma índia aos pés de uma árvore Embaré, dentre tantas outras que ladeavam uma fazenda ao sul do Mato Grosso, chamada Fazenda Embaré.

Primordialmente, a fazenda pertencia aos patrões da mãe do garoto e esta veio a falecer 7 dias após seu nascimento. O casal de patrões, muito bondoso adotou o garoto, por ter muito apreço a sua mãe, e proporcionou a ele estudos de medicina na Europa.

Voltando a fazenda, após a morte de seus pais adotivos, exerceu a caridade como médico para os nativos indígenas que moravam nos arredores de sua fazenda e outras pessoas necessitadas, tornando-se o Doutor Embaré, ou ainda, o Sr Embaré.

Estes atos de caridade chamaram a atenção de outros fazendeiros e da coroa portuguesa, já que consultas médicas deveriam ser pagas e cobrados impostos que seriam enviados para a coroa.

Posteriormente, logo armaram uma emboscada para encurralar Seu Embaré, chamando-o a noite para atender um enfermo. Dois homens saltaram da árvore Embaré de onde o Dr havia nascido, e também, onde sua mãe havia sido enterrada.

Porém o Dr logo conseguiu se esquivar da emboscada e deu a volta na árvore.

Finalmente, após alguns segundos desaparecido, Seu Embaré voltou com uma aparição enorme, um homem do mesmo tamanho da árvore Embaré, agora como entidade tocada pelo Orixá Exu e sob o nome de Exu Tranca Rua de Embaré, colocando os malfeitores para correr.

Outras Histórias do Exu de Embaré

Se quiser ouvir essa história com mais detalhes, você pode ver o vídeo de Paulo de Oxalá.

Bem como relatamos, este Exu reencarnou ainda como mago, bruxo e feiticeiro em suas existências terrenas para ajudar com sua magia as pessoas que dela necessitam para realizar seus propósitos.

O Exu Tranca Rua de Embaré é geralmente muito respeitado no meio das pessoas de alto poder e riqueza pois foi através dele que os mesmos conquistaram tal prosperidade.

Qual a diferença entre Tranca Rua das Almas e Tranca Rua de Embaré?

O Exu Tranca Rua das Almas e o Exu Tranca Rua de Embaré são entidades completamente distintas, com existências e histórias distintas, tendo como semelhança apenas algumas características e a sua falange de trabalho: a falange dos Exus Tranca Rua.

Em primeiro lugar, quando uma pessoa começa a despertar curiosidade por uma nova religião ou doutrina, é natural que comecem a surgir diversas dúvidas e que se crie confusões acerca de associações.

Mas a verdade é que quando falamos desses nomes estamos falando de dois espíritos únicos, como eu e você. Eles tiveram passagens terrenas, erros e acertos assim como nós, então atribuí-los a uma mesma figura não faz sentido.

Sendo assim, o que os levou a carregar o mesmo nome são características de evolução e comportamento semelhantes, a falange em que trabalham, o tipo de trabalho que realizam e o fato de exercerem a caridade ajudando no processo evolutivo dos encarnados.

Este Exu é um bom conselheiro?

O Exu Tranca Rua de Embaré é ótimo no aconselhamento aos consulentes e sempre dá ótimas dicas de como os mesmos podem correr atrás para evoluírem no plano físico e no astral, resolvendo seus problemas.

Além disso, é uma das entidades que mais possui sabedoria para indicar apetrechos e amuletos que atuam no plano astral de pessoas e ambientes contra quaisquer energias e investidas negativas, tais como mau olhado, demandas, feitiços e inveja.

Características de Exu Tranca Rua de Embaré

Primeiramente, uma das principais características de Exu Tranca Rua de Embaré é a generosidade. O mesmo olha com muita empatia e compaixão para aqueles que o procuram e costuma entregar as pessoas de fé mais do que eles foram lhe pedir.

Como são os filhos de Tranca Rua de Embaré?

Os médiuns de Tranca Rua de Embaré são sedutores e sabem como conquistar com facilidade aqueles a quem desejam. Sendo assim, têm atitude e pé no chão e sabem bem o que querem.

Contudo, no lado ruim, podem acabar sendo manipuladores e briguentos.

Como agradar o Exu Tranca Rua de Embaré?

Então, existem vários elementos que podemos utilizar em oferendas e rituais para entrar na vibração de Tranca Rua de Embaré, alguns deles são:

  • Defumações próprias para a entidade;
  • Velas em número ímpar;
  • Copos ou pratos de barro;
  • Espada de Ogum (Espada de São Jorge).

O melhor dia da semana para esta energia é a terça-feira.

Assim, esperamos que você tenha a honra de sentir a energia do Exu de Embaré agindo na sua vida. Que ele te traga prosperidade, abrindo os caminhos corretos, fechando os incertos e te ajudando a evoluir!

Laroyê Exu Tranca Rua de Embaré!

Perguntas frequentes sobre Tranca Rua de Embaré

Quem é Tranca Ruas de Embaré?

Tranca Ruas de Embaré é um orixá da Umbanda e do Candomblé, cultuado nas encruzilhadas e nas matas. É uma entidade poderosa e temida, mas também muito protetora. É conhecido por abrir caminhos e remover obstáculos, e por isso é muito procurado por pessoas que buscam sucesso e prosperidade.

Como são os filhos de Tranca Ruas de Embaré?

Sobretudo, os filhos de Tranca Ruas de Embaré são geralmente pessoas fortes e determinadas, que não têm medo de enfrentar desafios. São também pessoas generosas e que gostam de ajudar os outros.

O que é Imbaré?

Atualmente, Imbaré é um reino espiritual, onde Tranca Ruas de Embaré vive e governa. É um lugar de luz e amor, onde todos são aceitos e respeitados.

Qual Orixa rege Exu Tranca Rua?

Exu Tranca Rua é regido por Xangô, o orixá do fogo e da justiça. Xangô é um orixá poderoso e temido, mas também muito justo. É por isso que Tranca Ruas de Embaré é tão respeitado.

Qual a diferença entre Exu e Tranca Rua?

Exu e Exu Tranca Rua são duas entidades diferentes, mas que estão intimamente ligadas. O primeiro é um orixá, ou seja, uma divindade do panteão africano. Já o segundo é uma entidade espiritual, que pode ser um espírito de um antepassado ou de um ser de outro plano.

Quantos Tranca Rua existem?

Existem muitos Tranca Ruas, cada um com sua própria história e personalidade. No entanto, todos eles compartilham a mesma essência.

Quais são as cores de Tranca Ruas de Embaré?

As cores de Tranca Ruas de Embaré são o preto e o vermelho. O preto representa a força e a determinação, enquanto o vermelho representa a paixão e a energia.

Quais são os símbolos de Tranca Ruas de Embaré?

Os símbolos de Tranca Ruas de Embaré são a chave, o tridente e o cachimbo. A chave representa o poder de abrir caminhos, o tridente representa a justiça e o cachimbo representa a comunicação.

Quais são as oferendas preferidas de Tranca Ruas de Embaré?

As oferendas preferidas de Tranca Ruas de Embaré são alimentos como feijão preto e carne vermelha.

Como cultuar Tranca Ruas de Embaré?

Você deve fazer o culto a Tranca Ruas de Embaré nas encruzilhadas e nas matas. As oferendas são feitas para pedir proteção, abertura de caminhos e prosperidade.