exu caveira
Exu Caveira: conheça a falange, seus espíritos e sua história!
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

O Exu Caveira é uma figura muito importante e conhecida nos terreiros de Umbanda e outras religiões afro-brasileiras, tida como um guardião e como um dos espíritos mais antigos que habitam a terra, tendo até mesmo relação com sua criação e com o grande pai Oxalá.

Ainda assim, este Exu geralmente é alvo de muito preconceito, vindo de outras religiões e até de consulentes da umbanda menos informados e instruídos, pela forma como costuma ser representado, gerando em alguns até um certo temor.

Mas por que ele é representado com a figura de uma caveira? Qual a sua relação com a morte? Descubra isso e muito mais na leitura a seguir! E para abrir com chave de ouro, fique com um vídeo da Entidade Sete no Youtube.

O que é Exu Caveira?

Exu Caveira é mais que apenas uma entidade, trata-se de uma falange de espíritos da Umbanda e outras religiões afro-brasileiras.

Ou seja, a falange deste Exu é um grupo de espíritos evoluídos, com semelhanças de comportamento entre si, que atuam em missões de caridade tanto no plano terreno quanto no plano astral.

E para explorar a sua espiritualidade, conte com as Velas Aromáticas Veganas da Sete Velas. Sinta as energias transformadoras enquanto se conecta com o seu lado espiritual. Deixe que a luz destas velas ilumine seu caminho espiritual hoje! Clique agora para adquirir as velas totalmente veganas da Sete Velas, utilize o cupom ENTIDADESETEVELAS e atraia boas energias para o seu ambiente. Transforme sua experiência espiritual com a diversidade de aromas e propriedades únicas oferecidas pela Sete Velas.

Qual é a função do Exu Caveira?

A principal função do Exu Caveira é a missão de encaminhar almas perdidas para seus caminhos corretos. Sendo assim, atuam, como a maioria dos Exus, na linha da esquerda, removendo energias negativas e abrindo caminhos.

Devido justamente a sua missão, por lidar diretamente com a morte, sua representação é feita sob o arquétipo de caveiras, carregando instrumentos como foices, espadas e escudos em suas mãos e se cobrindo de capas pretas.

Devido a isso, é muitas vezes confundido pelo pensamento geral com a figura da “Morte”, apresentada em outras mitologias, crenças e, até mesmo, na ficção.

Quem foi o Exu Caveira?

Representado pelo arquétipo da caveira, Exu Caveira é o Rei do Cemitério e traz consigo a energia da essência que nunca morre, do desprendimento e da renovação pela transmutação.

Acredita-se que esses são os espíritos mais antigos que habitam a terra, tendo estando aqui praticamente desde a sua criação até os dias atuais.

Além disso, já reencarnou algumas vezes em existências humanas para compreender e sentir na pele a dor e sofrimento dos seres deste planeta.

Assim, essa falange é composta por espíritos evoluídos, capazes e dispostos a trabalhar em caridade e a favor dos irmãos ainda em processo de evolução.

Qual é a história de Exu Caveira?

A história de Exu Caveira diz que no início da criação dos seres humanos, o mesmo foi nomeado pelo pai Oxalá para cuidar do desencarne de almas humanas na Terra.

Sabe-se que todo espírito existe mesmo antes de dar início a seu processo encarnatório. Mas a consciência do Exu Caveira é uma das mais antigas entre os espíritos que habitam a Terra, tendo habitado até mesmo as Águas Ancestrais, das quais Oxalá criou todo o mundo visível e não visível no nosso planeta.

Ainda assim, como já foi dito, espíritos da falange deste Exu tiveram passagens em encarnações na Terra, onde sofreram provações assim como as dos seres humanos comuns, aprendendo e alcançando ainda maior grau de evolução.

Entre suas existências este Exu foi mago, bruxo, padre, profeta, xamã, pagé, caçador, eremita, inquisidor, senhor de engenho, entre outras.

A história mais difundida sobre este Exu

Uma das histórias mais difundidas sobre o Exu Caveira remonta o Egito em torno dos anos 670 e 700 depois de Cristo.

Nessa encarnação seu nome era Próculo e ele fazia parte de uma família simples em uma aldeia humilde. Assim, o mesmo batalhou por toda sua vida para acumular riquezas e posses.

Seu maior objetivo com isso era poder pagar um bom dote ao pai de uma moça pela qual nutria grande paixão. Próculo queria que sua proposta fosse irrecusável.

Apesar de ter conquistado sua fortuna, horas antes de conversar com o pai de sua grande paixão, Próculo foi traído por seu irmão de sangue, que comprou a permissão para se casar com a moça. Mesmo com muita mágoa, Próculo perdoou seu irmão.

A prosperidade emergente da aldeia de Próculo atraiu inveja de aldeias vizinhas, que se uniram para um ataque.

Apesar de mais próspera, a aldeia de Próculo possuía menos habitantes que, ao serem pegos de surpresa, foram aniquilados pelos inimigos.

Após o massacre, sobraram apenas 49 pessoas. Estas, movidas pelo desejo de vingança, se reuniram para invadir as aldeias inimigas, porém, devido a menor quantidade foram rapidamente capturados e queimados vivos.

Entre eles estava Próculo e, após esse desencarne coletivo, esses 49 espíritos passaram a formar a falange principal do Exu Caveira.

Cada um desses espíritos, porém, lidera mais 7 e assim sucessivamente, formando uma grande legião de Caveiras.

Geralmente essa falange vibra na energia e frequência de Omolu e tem como regente esse poderoso Orixá.

A falange do Exu Caveira

Entendendo que Exu Caveira é, na verdade, uma falange de espíritos, você deve estar se perguntando, quais espíritos e subgrupos de espíritos estão dentro desta falange?

Tenha em mente que é impossível abranger todos eles em um único artigo, mas vamos citar alguns dos mais conhecidos aqui:

O que o Exu Caveira pode fazer na vida de uma pessoa?

Assim como outros Exus e entidades de esquerda, sua função principal é no combate às energias negativas.

Porém, falando mais especificamente das atribuições do Exu Caveira, temos que esta falange é voltada ao serviço de caridade, encaminhando almas perdidas de espíritos desencarnados para seu caminho de luz ou recuperação, não permitindo que os espíritos regridam e ajudando para que possam evoluir.

Os Exus Caveiras podem ajudar os seres humanos em algumas situações que envolvem dinheiro, amor e sorte, mas sua principal missão é tratar de assuntos que envolvem o desencarne.

Assim, no quesito material essa entidade afasta energias negativas e permite que energias de abundância voltem a circular.

Já no campo do amor, as Pomba Giras da falange deste Exu são especialistas nos mistérios do coração, auxiliando no autoconhecimento, confiança e amor próprio, para assim então, chegar ao amor verdadeiro em relacionamentos.

Por fim, no momento do desencarne, essas entidades ajudam em dificuldades de desprendimento do corpo, de ambientes, de bens materiais e relacionamentos, contra ataques vampirescos de outros espíritos e em outras diversas situações.

Sendo assim, O Exu Caveira apresenta-se como uma entidade de grau muito evoluído, com vasta experiência e poderosa força que atua como aliada no processo evolutivo dos espíritos terrenos.

Deixamos aqui as mais sinceras vibrações para que a falange Exu Caveira atue sempre na sua e em nossas vidas, como protetor, conselheiro, guia e amigo, nos emprestando sua força para que saibamos lidar com as adversidades e desafios terrenos.

Laroyê Exu Caveira!