exu tata caveira
Conheça Exu Tatá Caveira e saiba quem ele é e como trabalha!
  • Post author:
  • Post category:blog / Exu

É hora de falar sobre o Exu Tatá Caveira, uma entidade de muita luz e poder, que trabalha nos terreiros de Umbanda, na sublime missão das linhas de esquerda, de proteger e guiar caminhos e remover energias negativas.

Estamos falando do protagonista da mais famosa história da falange de Exu Caveira: Próculo. Ou como o chamamos depois do desencarne, o Exu Tatá Caveira. E para abrir com chave de ouro, fique com um vídeo da Entidade Sete no Youtube sobre Exu Caveira.

 

O que é Exu Tatá Caveira?

 

O Exu Tatá Caveira é o chefe da falange de Exu Caveira, sendo assim, uma entidade muito forte e antiga que compõe esta linha da esquerda da Umbanda.

Tatá Caveira é a entidade protagonista da história mais conhecida desta falange, cuja encarnação se deu no Egito, em torno do ano 670 depois de Cristo. Saiba mais a seguir!

Agora, se você está em busca de um item poderoso que possa conectar você às energias e entidades espirituais da Umbanda, temos algo especial para você: apresentamos a Guia Cristal Exu, uma peça única que combina beleza e espiritualidade, trazendo consigo a proteção e a sabedoria dessas entidades sagradas.

Prepare-se para embarcar em uma jornada de conexão e poder com o auxílio dessa guia incrível.
Não perca a oportunidade de adquirir essa peça única e significativa. A Guia Cristal Exu está disponível na Amazon, e com apenas um clique você estará mais próximo(a) das energias e entidades espirituais que podem transformar sua vida.

 

Qual é a história do Exu Tatá Caveira?

 

Apesar de a falange do Exu Caveira ser composta por espíritos que foram um dos primeiros a habitarem a Terra, existem alguns relatos e evidências que apontam para algumas passagens dos mesmos em encarnações como seres humanos.

Nessas encarnações essas entidades foram padres, pajés, xamãs e, em geral, seres que manipulavam e conheciam magia.

A história mais conhecida da qual falamos, ocorrida no Egito em 670 d.C, fala sobre uma encarnação em que o Exu Tatá Caveira se chamava Próculo.

Nesta encarnação, Tatá Caveira nasceu em uma família humilde e lutou muito durante aquela existência para acumular riquezas e poder pagar um dote alto para o pai da moça pela qual era apaixonado.

Após conquistar sua riqueza, pouco antes de ter a conversa com o pai de sua amada, Próculo foi traído pelo próprio irmão, que se antecipou e obteve o direito de casar com a moça. Apesar da tristeza, Próculo acabou perdoando o irmão.

Com a fartura que chegou, vieram também olhares cheios de inveja de outras aldeias. Estas se juntaram para um ataque contra a aldeia de Próculo que, apesar de mais rica, era inferior em número de habitantes.

Apenas 49 pessoas conseguiram sobreviver a este ataque tão inesperado e fatal. Estes sobreviventes, movidos pelo desejo de vingança, se reuniram para dar o troco.

Porém novamente, devido ao número ainda menor de guerreiros, foram facilmente capturados e queimados vivos pelos inimigos.

Entre esses espíritos, cuja morte foi tão sofrida, estava Próculo. Após esta e outras encarnações, Próculo e esses 49 espíritos passaram a compor a falange principal de Exu Caveira.

Assim, passamos a chamar o protagonista dessa história, como conhecemos hoje, por Tatá Caveira.

 

Qual a diferença de Exu Caveira e Tatá Caveira?

 

Basicamente a diferença entre Exu Caveira e Tatá Caveira é que, quando falamos do primeiro, geralmente estamos falando da falange de Exu Caveira, ou seja, um grupo de espíritos com comportamentos e missões semelhantes.

Já quando falamos do segundo estamos falando de uma entidade em específico, com história e encarnações pessoais e únicas. Ou seja, é um espírito que, assim como nós, já encarnou e vivenciou experiências como ser humano. Uma delas foi narramos no tópico anterior.

Assim, vemos que a confusão geralmente ocorre por informações passadas de forma errada ou pelo costume de muitos de chamar Tatá Caveira de Exu Caveira. O que ocorre devido a este ser o chefe da linha, protagonista da história principal e mais comumente visto pelos terreiros.

 

Qual Orixá de Exu Caveira?

 

A falange de Exu Caveira é normalmente regida sob a frequência de Omolu (Obaluaiê).

Assim, Exu Tatá Caveira trabalha nessa mesma energia, podendo, porém, receber auxílio de outras energias e orixás, conforme a necessidade do trabalho a ser executado.

 

Quais são os Exu Caveira?

 

Existem diversos membros que compõem a falange de Exu Caveira, além de Tatá Caveira. Alguns dos mais conhecidos são o Exu João Caveira, Maria Caveira, Sete Caveiras, Rosa Caveira, Exu Caveira da Porteira e Quebra Ossos.

 

Como agradar Exu Tatá Caveira?

 

Como explicamos quando falamos sobre o Exu, essas entidades são seres de muita luz e evolução, que não precisam de agrados ou oferendas para fazer o bem e trabalhar na caridade.

Assim, uma simples oração ou mentalização em seu nome, bastaria pra vibrar na energia de Tatá Caveira.

Mas, como humanos que somos, quem precisa da oferenda somos nós mesmos, para assim nos lembrarmos constantemente de entrar na energia desejada.

Tendo isto em mente, o primeiro ponto interessante para entrar nessa vibração é o uso das cores preto e branco para velas, guias e vestimenta.

Além disso, o Senhor Tatá Caveira geralmente trabalha descalço e utiliza defumação de qualidade para limpar e descarregar ambientes e consulentes e ainda, encaminhar possíveis obsessores.

 

O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa?

 

Ao mesmo tempo que Exu Tatá Caveira trabalha nos sete campos da fé, trabalha nos mistérios da geração, na calunga.

Dessa maneira, Exu Tatá Caveira tem como principal atributo a força para proteção e defesa, atuando para livrar seus protegidos, encarnados e desencarnados, de energias negativas.

Assim como os demais espíritos desta falange, Tatá Caveira ajuda os espíritos desencarnados. Este porém, continua atuando em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação do espírito em questão.

 

Assim, esperamos que Exu Tatá Caveira seja uma presença nos campos da proteção na sua vida, livrando-o de todo e qualquer mal e defendendo de qualquer energia que não venha com o propósito de lhe fazer evoluir. Que no momento desencarne ele possa te amparar e orientar estando sempre ao seu lado.

Laroiê Exu Tatá Caveira!

This Post Has One Comment

Comments are closed.