Está aqui procurando entender mais sobre o jogo divinatório que desperta a atenção de curiosos e passa por preconceitos a milênios? Então você veio ao lugar certo! Aqui você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre o Tarot, principalmente sobre o Tarot Terapêutico.
Como já dissemos em outros artigos, o Tarot pode ser utilizado para diversas finalidades e uma delas é para o autoconhecimento. E é sobre o Tarot Terapêutico que nós vamos falar hoje!
Como funciona o Tarot terapêutico?
Quando falamos em Tarot Terapêutico, as perguntas que mais ouvimos são: mas o que é isso ou como funciona esse jogo? Bem, se você possui uma dessas dúvidas pode ficar tranquilo que nós vamos te explicar.
Muitas vezes nós associamos o Tarot ao Tarólogo, como se um não existisse sem o outro, mas esse é um mito que vem caindo com o passar dos tempos.
Atualmente, a cada dia que se passa, cresce mais o número de pessoas que aprendem como ler Tarot e tiram Tarot para elas mesmas, como uma forma de autoconhecimento.
Isso é possível porque o Tarot não é um jogo de vidência, mas sim de interpretação das cartas, o que permite que o indivíduo absorva os conselhos das cartas para si mesmo.
Todavia, é importante ter em mente que utilizar o deck de cartas com o propósito de se autoconhecer envolve tanto estudo e dedicação quanto para aqueles que pretendem abrir jogos para outras pessoas.
Além de ser necessário muito estudo, é fundamental trabalhar a imparcialidade. Afinal de contas, ao tirar as cartas para você mesmo é importante de fato interpretar o que o jogo quer dizer e não simplesmente seguir com o que você estava pensando anteriormente.
Dito isso, é importante reforçar que também é possível colocar em prática o Tarot Terapêutico com o auxílio de um Tarólogo. Mas, para isso, é necessário deixar claro que o seu objetivo é o autoconhecimento e não a prática divinatória, que geralmente é proporcionada aos consulentes.
Bem, agora que você já sabe como funciona o Tarot Terapêutico, que tal entender um pouco mais sobre quais são os benefícios dessa prática?
Quais são os benefícios do Tarot Terapêutico?
Como o próprio nome já diz o Tarot Terapêutico têm como principal função auxiliar na construção da saúde mental. Mas como assim? Você deve estar se perguntando.
Pense comigo, muitas vezes nossos pensamentos estão tão acelerados que não conseguimos pensar direito sobre qual decisão seguir em nossa vida, e apenas com uma boa meditação ou com uma Terapia Holística conseguimos organizar esses pensamentos, não é mesmo?
Pois bem, com o Tarot é a mesma coisa. Quando você tira um tempo para você, para relaxar e se conectar com algo é como se você estivesse passando por um processo terapêutico que possibilita a prática do autoconhecimento.
Ao tirar o Tarot para si mesmo ou se consultar com um Tarólogo que te auxilie no processo do autoconhecimento você começa a entender melhor como o seu raciocínio diante de certas situações se desenvolve e ainda, é auxiliado na mudança dessa atitude – caso seja necessário.
Outro benefício importante do Tarot utilizado de forma Terapêutica é que o mesmo te auxilia no processo de visualização do contexto. Muitas vezes estamos tão inseridos em um cenário que não conseguimos nos abster e a analisar a situação de fora e, com o auxílio do jogo de cartas isso se torna possível.
O Tarot é um jogo que permite com que os consulente entendam as energias e as situações que estão influenciando a sua vida naquele momento. Logo, você pode escolher ou não o caminho que ele está te indicando a seguir.
Como uma consulta de Tarot pode me ajudar?
Bem, agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do Tarot Terapêutico é importante entender como uma consulta com o baralho de Tarot pode te ajudar. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 3 aspectos em que o jogo pode te auxiliar:
Autoconhecimento
Como já mencionamos ao longo do artigo, o Tarot é uma ótima forma de proporcionar autoconhecimento ao consulente.
Através da visão macro que o Tarot proporciona o consulente passa a enxergar certos conflitos e situações fundamentais na escolha de um caminho ou na tomada de decisão.
Conexão com a energia e espiritualidade
Uma consulta de Tarot também possibilita ao consulente a conexão com a sua própria energia e espiritualidade. O que as cartas mostram em um jogo do Tarot está diretamente ligado a nossa energia.
Sendo assim, durante um jogo de Tarot é importante estar concentrado no momento presente e atento ao que a nossa intuição está dizendo nesse momento. Logo, dessa forma, seremos direcionados a aproveitar a consulta e absorver os conselhos da forma mais plena possível.
Análise do Contexto
Por fim, mas não menos importante, o Tarot possibilita ao consulente uma visão mais geral dos acontecimentos da sua vida. Dessa forma, certos pensamentos e atitudes que estávamos desenvolvendo antes de uma consulta podem mudar.
Por exemplo, algumas vezes achamos que uma atitude nossa com outra pessoa foi errada, mas no momento da consulta as cartas nos mostram o porque tivemos aquela atitude e tudo fica mais claro.
Logo, a partir de agora a escolha de qual caminho seguir estará mais bem definida.
E aí, gostou do nosso artigo sobre o Tarot Terapêutico? Então leia mais artigos no Blog e se conecte cada vez mais com a sua energia e espiritualidade!